II Desafio de Robótica é destaque no segundo dia da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia

Professor Renato entrega troféu ao aluno Carlos Eduardo, líder da equipe PrometheusO segundo dia da terceira Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi marcado pela realização do II Desafio Robótico, que aconteceu durante toda a manhã. Participaram nove equipes e cada uma delas desenvolveu um robô “segue faixa”, que deveria fazer, autonomamente, um determinado percurso. Venceu a equipe Prometheus. Em segundo e terceiro lugar ficaram a A3 e a MEL K3G2, respectivamente.

Para a escolha do robô campeão, a banca examinadora, composta pelos professores Renato Jayme e Felippe dos Santos e Silva e pelo técnico-administrativo Glaciano Maia, observou diversos fatores. “As equipes foram avaliadas a partir de critérios técnicos e de relacionamento pessoal. Primeiro, nós avaliamos o orçamento, a estrutura e a robustez de cada robô, se ele estava ou não funcionando e se seguia ou não a trilha e em quanto tempo”, explicou Renato, que é também o idealizador do Desafio.

Renato disse também que a evolução do II Desafio Robótico em relação ao primeiro é clara. “Na primeira edição apenas um robô funcionou. Na competição de hoje todos os robôs funcionaram, sendo que 3 deles seguiram a trilha de maneira perfeita, conseguindo concluir todo o percurso. A evolução é nítida, e, para isso, foi decisiva a participação dos alunos do segundo ano que colaboraram como monitores e auxiliaram as equipes”, explicou.

O líder da equipe Prometheus e estudante do primeiro ano de Mecânica, Carlos Eduardo, contou que a equipe está muito feliz com a vitória, que só veio depois de muita superação e dedicação. “Foi difícil. Foi complicado. As peças que compramos foram barradas, e foi o Joseph [Rodrigues] que nos emprestou várias. Aí fizemos as ligações erradas e o robô estourou na minha mão. Semana passada o motor parou de funcionar, daí a Maria Eduarda nos emprestou um motor. Depois ele não queria andar, foi quando o professor Tabata disse que ele estava deslizando. Foi então que colamos cola quente na roda boba. Só ontem que conseguimos fazer completar o percurso pela primeira fez”, relatou.

Visita de escolas municipais

Alunos de escolas municipais de Senador Canedo também participaram da III SecitecDurante à tarde, a Secitec recebeu a visita dos alunos do nono ano das escolas municipais Senador Canedo e Doutor José Carneiro. Eles participaram da oficina “Conhecendo o IFG”, com professora Rúbia Cristina e os professores Jorge Marques e Felippe Silva, com servidora técnica-administrativa Luíla Silva e alunos monitores. Em seguida, puderam acompanhar experimentos didáticos em física, supervisionados pelo professor Elias de Souza Leite; a “Exposição tecnológica de Automação Industrial”, elaborada pelo professor Márcio Rodrigues; além de verem os robôs que mais cedo participaram do II Desafio de Robótica.

A estudante Thâmara Andrade, da Escola Municipal Senador Canedo, disse que a palestra sobre os cursos técnicos que participou foi “legal, deu pra aprender muita coisa”. Ela disse que fará o processo seletivo, só ainda não decidiu qual o curso. “Quero entrar no IFG e aprender bastante e sair bem atualizada para o mercado de trabalho”, disse.

Por sua vez, o aluno João Felipe da Silva, da Escola Municipal José Carneiro, contou que adorou as exposições e a palestra, que segundo ele foi importante na decisão que tomou: inscrever-se para o curso técnico em Automação Industrial. “Agora tenho a certeza de qual curso escolher”, afirmou, acrescentando que, no ano que vem, ele espera estar envolvido diretamente na Secitec.

Ainda durante à tarde, aconteceram as oficinas de “Gravação musical em Home Studio”, com o professor Lucas Ceccato, e “Energia Solar na agroindústria”, com os professores Ricardo Rabahi e Felippe Silva; as palestras “Aspectos construtivos e aplicações dos veículos aéreos não tripulados do tipo quadrirotor”, com o aluno de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Goiânia do IFG, Estevão Fonsceca; e “Da agricultura orgânica aos transgênicos: o que é importante sabermos”, com a professora Rúbia Cristina; e o minicurso “Trabalho e Gênero: pensando a prostituição”, com servidora técnica-administrativa Daisy Luzia do Nascimento. À noite, foram realizadas a palestra “A utilização do controlador lógico programável na agroindústria”, com o professor Luiz Alberto; e o cine-debate sobre o filme “O Veneno está na mesa”, com o professor Rodrigo Pereira.

Veja aqui as fotos do segundo dia da III Secitec do Câmpus Senador Canedo.