Câmpus Senador Canedo recepciona calouros

Diretor-Geral Câmpus dá boas vidas aos novos alunosO Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) promoveu na manhã desta segunda-feira, 06, no auditório da biblioteca municipal Arlete Tenório Castro, a recepção aos novos alunos dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e Mecânica. O encontro foi realizado pelo Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) e tem como objetivo ambientar os calouros à realidade do Câmpus, que é diferente de uma escola convencional.

Sobre a ambientação, a aluna do primeiro ano de Automação Industrial, Angélica Lemes Dias, disse que gostou muito das explicações. “Foi tudo muito detalhado, muito bem explicado. Isso não acontece nas outras escolas”. Ela disse também que escolheu estudar no Câmpus Senador Canedo porque seu irmão é aluno do Câmpus Goiânia. “O Instituto é muito bom, por isso minha mãe insistiu pra que eu seguisse os passos dele [do seu irmão]”, explicou Angélica.

O aluno do primeiro ano de Mecânica, Thiago Augusto Teixeira da Silva, tem opinião semelhante à da Angélica. “Foi tudo muito bem explicado, deu pra ter uma noção de como as coisas funcionam”. Para ele, estudar no IFG é sair à frente no mercado de trabalho. “Eu escolhi o IFG porque acredito que estudar aqui pode ser um diferencial para o mercado, pode ser um atrativo. Terei mais chances estudando aqui”, contou.

Segundo o Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, Benjamim Pereira Vilela, estas orientações são importantes porque o ingresso no IFG representa uma mudança paradigmática na vida dos alunos. “Eles estão entrando no Ensino Médio e, ao mesmo tempo, numa modalidade de ensino diferenciada, que é o técnico integrado ao nível médio. Além disso, passam a estudar nos períodos matutino e vespertino”, explicou.

Para o Diretor-Geral do Câmpus, Aldemi Coelho Lima, o Câmpus tem para com os novos alunos o compromisso de oferecer o melhor ensino possível. “O nosso compromisso é de que eles saíam daqui cidadãos profissionais. Ou seja, com formação profissional, com um diploma respeitado, mas que, acima de tudo, eles saíam com uma formação cidadã, com consciência crítica”, sublinhou.

FIC e EJA

Durante à noite, foi a vez dos alunos do curso técnico em Refrigeração e ClimatizaçãoDurante à tarde, tiveram início os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Educação Inclusiva e Operador de Computador (específico para filiados do Sindicanedo); e, à noite, os cursos de Eletricista Industrial e o técnico em Refrigeração e Climatização, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na terça-feira, 07, serão iniciados os cursos FIC de Operador de Computador e Educação Ambiental; e na quarta-feira, 08, o curso de extensão de inclusão artística e musical.